domingo, 23 de outubro de 2011

Geografia-CAP 11: O modo de produção industrial

DO ARTESANATO À INDÚSTRIA

       Um marco no processo de evolução histórica da humanidade foi a fabricação de objetos para seu uso cotidiano. Os primeiros objetos eram feitos de materiais como galhos de árvores e pedras. As técnicas de produção foram se aprimorando com o tempo. Após a descoberta do fogo, os metais também passaram a ser utilizados.
      Durante milênios, os objetos foram produzidos artesanalmente. Nessa forma de produção, tudo é feito individualmente, ou por pequenos grupos, utilizando apenas algumas ferramentas simples. Por isso os objetos do mesmo tipo são sempre parecidos, mas não exatamente iguais.
     Outra característica desse modo de produção é que são confeccionados poucos objetos por vez. Parte deles é utilizada por quem os produziu, parte é vendida.
      A partir do século XIV, com o aumento da população e da necessidade de produzir mais, as mercadorias começaram a ser feita nas manufaturas. Tal prática ocorreu primeiramente na Itália, difundindo-se rapidamente por outras regiões da Europa. Nessa nova maneira de produzir, cada etapa do trabalho era realizada por  uma pessoa, todas reunidas num mesmo espaço.
      O artesão que, antes, com suas próprias ferramentas, produzia sozinho uma cadeira, por exemplo, agora produzia apenas parte dela. Tornou-se empregado de outra pessoa. Como produtor, o artesão passou a vender sua força de trabalho ao dono da manufatura em troca de pagamento (salário) pelas horas trabalhadas.
       Foi nessa época que surgiu a divisão do trabalho, que fez aumentar a quantidade de mercadorias produzidas. E é fácil entender por que isso ocorreu:
    . ao realizar um só tipo de tarefa na produção de um objeto, o trabalhador ganhava especialização no que fazia;
    . perdia-se menos tempo mudando de uma tarefa para outra, já que cada uma era realizada por uma só pessoa;
    . os trabalhadores especializados buscavam criar ferramentas melhores para a parte do trabalho que realizavam.

    Foi na Inglaterra, no século XVIII, que alguns produtos, antes feitos de maneira manual, com o uso de alguns instrumentos, começaram a ser fabricados também por máquinas. Com a invenção de máquinas hidráulicas e a vapor, as formas de produção modificaram-se de modo tão significativo que esse momento histórico foi denominado Revolução Industrial.

TIPOS DE INDÚSTRIAS

Atualmente existem inúmeros tipos de indústria. Elas podem ser classificadas com base em vários critérios, mas em geral o mais utilizado é o que considera o tipo e o destino, do bem produzido.

INDÚSTRIA DE BASE: fornece bens e equipamentos para outras indústrias.
INDÚSTRIA DE BENS INTERMEDIÁRIOS: fornece peças para a indústrias de bens de consumo.
INDÚSTRIA DE BENS DE CONSUMO: produz para o mercado consumidor. Os bens produzidos por ela, dividem-se em duráveis e não duráveis.

A DISTRIBUIÇÃO INDÚSTRIAL NO MUNDO !

        Desde a REVOLUÇÃO INDÚSTRIAL, o homem vem construindo o chamado espaço industrial. Trata-se do conjunto das áreas escolhidas para a instalação de indústrias por apresentarem características que permitem maiores ganhos aos industriais.
       Dentre essas características, destacavam-se as seguintes:
. boa infraestrutura
.oferta de mão de obra e mercado consumidor
.disponibilidade de matéria-prima

     Até pouco tempo atrás, eram essas três características as verificadas na escolha do local para intalação das fábricas. Elas ficaram conhecidas como fatores clássicos de localização das indústrias.
    Hoje, a decisão de onde instalá-las não depende mais exclusivamente desses fatores clássicos. São levadas em conta também outras características, tais como:
  . desemvolvimento de tecnologia no local;
  . disponibilidade de mão de obra qualificada;
  . facilidade nas trocas de informação;
  . facilidadee para a distribuição dos produtos em escala mundial;
  . Incentivos dados pelos governos locais, estaduais ou federais, como impostos reduzidos, doação de terrenos, etc...

Nenhum comentário:

Postar um comentário